A maioria dos entrevistadores têm um hábito muito ruim: deixam para ler o curículo do candidato, com atenção, somente quando já estão entrevistando.
A situação ainda pode ser pior: ler o currículo em voz alta e ir conferindo com o candidato.
Em um processo de entrevistas correto, um dos entrevistadores, em geral o primeiro, lê o currículo antes e na hora da entrevista tira todas as dúvidas. Essas informações complementares são então repassadas para os demais entrevistadores, evitando que se gaste o precioso tempo da entrevista refazendo o que o que já foi feito.
Existem várias desculpas (esfarrapadas) para esse hábito, mas nenhuma se justifica. Ler e entender um currículo, o suficiente para uma entrevista, não toma mais que três minutos.
A realidade é que muitos entrevistadores não se preparam, e acabam sem saber o que fazer na entrevista. Então, para gastar o tempo, usam o artifício da leitura do currículo.
Além de desagradável, é incompreensível, para o candidato, ter que explicar a mesma coisa várias vezes. Fica visível a ineficiência do processo, diminuindo a atratividade da posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário